INOVAÇÃO EM LOGÍSTICA E OPERAÇÕES: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE GESTÃO DE ESTOQUES NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i3.550

Palavras-chave:

Gestão de estoques. Métodos. Inovação. Bibliometria.

Resumo

No contexto da inovação empresarial, a gestão do estoque tem se destacado em virtude da sua importância para a lucratividade, retorno sobre o capital investido e como estratégia para suportar a definição de vantagem competitiva para a organização. Diante desse cenário, o objetivo desta pesquisa é identificar as principais características dos artigos publicados sobre gestão de estoques e inovação no Brasil entre 2010 e 2018, sob o ponto de vista do método de controle abordado. Para se atingir o objetivo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliométrica com abordagem quantitativa e a coleta de dados foi realizada através da plataforma SPELL. Os principais resultados demonstram que a maioria dos artigos sobre gestão de estoques foram publicados em 2016, possuem dois autores, a Instituição de Ensino que mais autores estão afiliados foi a USP, os métodos mais abordados foram o LEC, Just in time e Curva ABC que abordam a gestão de estoque de forma tradicional sem acréscimo de inovação. Já os que abordam aspectos inovadores, estão relacionados à tecnologia da informação. O estudo contribuiu para a definição do perfil de publicações sobre o tema, auxiliando na definição de trabalhos futuros.

Biografia do Autor

Arthur Antonio Silva Rosa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Thalita Emanuelle Farias Bastos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós-graduanda em Mestrado Profissional em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Brunno da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN)

Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Administração pela FEA, Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Administração pela FEA, Universidade de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado em Administração pela FEA, Universidade de São Paulo (2006). Sendo que toda a pós graduação é na área de Finanças. Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia, tem experiência em Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Administração Financeira; Governança Corporativa; Planejamento, Mercado de Capitais.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos e resenhas